Jaime Augusto Croner Celestino da Costa

De WEB SISMEDICOS
Revisão de 22h46min de 9 de janeiro de 2018 por Daniel Branco (Discussão | contribs) (uma edição)

(dif) ← Edição anterior | Revisão atual (dif) | Versão posterior → (dif)
Ir para: navegação, pesquisa

Controle:: 780

Foto::

Legenda::

Nome:: Jaime Augusto Croner Celestino da Costa

Outros Nomes:: Jaime Celestino da Costa

Nome do Pai::

Nome da Mãe::

Data de Nascimento: 16.09.1915

Cidade de Nascimento:: Lisboa

Estado de Nascimento::

País de Nascimento:: Portugal

Data do Óbito:: 02.02.2010

Cidade do Óbito::

Estado do Óbito::

País do Óbito::

Última Formação Acadêmica / Especialização:: Médico cardiologista

Última Instituição Acadêmica da Formação:: Faculdade de Medicina da Bahia, Universidade Federal da Bahia.

Data de Conclusão:: 1945

Biografia:: Figura notável da medicina portuguesa do século XX. Obteve o grau de Doutor com a tese “A Parede Arterial” na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL). Ao longo do século XX marcou a Medicina em Portugal, tendo sido Médico e Director de Serviço de Cirurgia Cardiotorácica no Hospital de Santa Maria e Professor Catedrático Jubilado da FMUL. Foi sócio fundador da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) juntamente com os Colegas Jacinto Moniz de Bettencourt, David Von Bonhorst, Leonel Cabral, Aníbal Castro, Eduardo Coelho, Arsénio Cordeiro, António Lima Faleiro, Alfredo Franco, Manuel Cerqueira Gomes, João Antunes Leal, Mário Moreira, Adelino Padesca, Pedro Madeira Pinto, João Porto, Benjamin Mendonça Santos e Francisco Rocha da Silva. Foi o primeiro Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Cardiotorácica e Vascular e Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia. Ciente da intensa atividade profissional médica e acadêmica, o Professor Jaime Celestino da Costa foi uma Personalidade de Cultura, um Humanista que deixou a sua influência em numerosas publicações, era pianista exímio e um profundo conhecedor e amador da Música.Foi homenageado a 14 de Novembro de 2005, pelas duas Instituições onde criou, desenvolveu e deixou obra – a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Hospital de Santa Maria.

Produções Culturais::

Instituições de Custódia (Mantenedoras do Acervo):: Documentos referentes à vida acadêmica no período do curso de Medicina.

Observações::

Fontes de Pesquisa:: Levantamento nominal dos formados de 1812 a 2008 da Faculdade de Medicina da Bahia - UFBA. http://www.fameb.ufba.br/dmdocuments/formadosfmb1812a2007.pdfAcesso em 03 de março de 2009

Sumário: Jaime Augusto Croner Celestino da Costa